Almoço de Natal 2009

Cerca de uma centena de convidados e idosos do lar, centro de dia e Apoio Domiciliário da Caritas da Paroquia de Queiriga reuniram-se, no passado dia 17 de Dezembro, pelas 12 horas, para o tradicional Almoço de Natal com muita alegria e boa disposição.

O tradicional Almoço de Natal contou com a presença dos elementos da Direcção, do Governador Civil do distrito de Viseu, do Presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva, do Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Paiva, do Comandante e Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários, do Comandante da Guarda Nacional Republicana de Vila Nova de Paiva e do Chefe do Serviço de Finanças de Vila Nova de Paiva.

As instituições locais também marcaram presença com um representante da Associação “Os Queiriguenses” assim como os colaboradores da Instituição, a Enfermeira Isabel e alguns dos elementos do projecto ideia.pt e sem esquecer os familiares dos utentes que também fizeram questão em estarem presentes neste dia.

Apesar do frio que se tem vindo a sentir, poucos quiseram deixar de fazer parte desta grande e animada festa do Almoço de Natal com uma ementa recheada que constou do tradicional bacalhau com couves, ovo e batatas cozidas, canja de galinha e de sobremesa rabanadas, bolo rei e o tão aguardado arroz doce à moda da Casa de Santa Maria, que fez a delicia dos presentes.

No final do Almoço o Presidente da Direcção – o Sr. Padre Augusto Gomes, o Governador Civil – o Dr. Miguel Ginestal e o Presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva – o Dr. José Morgado, proferiram algumas palavras de circunstância e com votos de Boas Festas.

O convívio terminou com a distribuição de presentes que os convidados fizeram questão em distribuir pelos idosos.

António Mota

No âmbito das actividades de animação realizadas, o Projecto ideia.pt/Programa PROGRIDE promoveu, no passado dia 3 de Dezembro, um encontro dos utentes de Lar e Centro de Dia com o escritor António Mota, na Cáritas da Paróquia de Queiriga.

Nas últimas sessões de animação, os idosos puderam usufruir da leitura da obra ”A Casa das Bengalas”, uma obra escolhida pela técnica de Educação Social do Projecto, por retratar o diferente sentir de vários membros da família sobre a entrada do avô num lar de 3ª idade.

Ao longo da leitura da obra foi evidente a identificação dos idosos com as situações e sentimentos descritos, pelo que nos pareceu importante convidar o escritor a vir a Vila Nova de Paiva para conhecer os idosos que beneficiam dos serviços da Cáritas da Paróquia de Queiriga.

Entusiasmado com este encontro, o escritor António Mota explicou a sua motivação para escrever este livro, assim como o momento da sua conclusão junto da esposa e dos filhos.

Foi um momento carinhoso, comovente e especial que culminou com um lanche ajantarado oferecido pela IPSS, Cáritas da Paróquia de Queiriga.

Magusto 2009

Como já vem sendo tradição no passado dia 14 de Novembro, foi realizado o tradicional Almoço do Magusto na Caritas da Paróquia de Queiriga.

O almoço contou com a presença de alguns elementos da Direcção, dos elementos do Conselho Fiscal, do Director do Centro Distrital da Segurança Social, do Vice-presidente Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, do Presidente da Assembleia Municipal da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, do Comandante Operacional Distrital, do Presidente da Junta de Freguesia de Queiriga, do Comandante e Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários.

As instituições locais “Os Queiriguenses” e os “Badalões” estiveram também representados, assim como, as colaboradoras da instituição, a enfermeira Isabel e alguns elementos da Equipa Projecto ideia.pt. Alguns familiares dos utentes fizeram questão em estar presente.

Foi uma tarde bem passada, com muitas castanhas, jeropiga, bolo da casa, sardinha, entremeada frango assado, batata cozida, broa e no final da refeição o Presidente da Cáritas da Paróquia de Queiriga - o Sr. Padre Augusto Gomes, o Director do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu e o Presidente da Assembleia Municipal da Câmara de Vila Nova de Paiva,  proferiram algumas palavras de circunstância, enaltecendo o trabalho desenvolvido pela instituição ao nível do Lar de Idosos, do Centro de Dia e do Serviço de Apoio Domiciliário. Com a finalização dos discursos, como é hábito na instituição, festejou-se o aniversário da D. Dolores da Costa que celebrou 81 anos.

Animação das formandas do Curso de Geriatria de Vila Nova de Paiva

No dia 16 de Abril, pelas 9h30m, a Caritas da Paróquia de Queiriga recebeu as formandas do Curso de Geriatria de Vila Nova de Paiva. A visita teve como objectivo a realização de várias actividades com os idosos, desde jogos tradicionais, a dança, cantigas, jogos de concentração e memória.

Os idosos estiveram bastante receptivos, colaborantes e animados em todas as actividades, afirmando no final das actividades que gostaram muito desta visita.

Páscoa

No dia 12 de Abril, a Caritas da Paróquia de Queiriga recebeu a Visita Pascal à semelhança de anos anteriores. Como tradição da freguesia, preparou-se uma mesa com as iguarias próprias desta época festiva e todos os presentes (utentes, familiares, amigos, Direcção, funcionárias, e a comunidade em geral) beijaram a cruz e participaram desta celebração.

Comemoração do Dia da Árvore

No passado dia 23 de Março, pelas 14h e a convite da Escola Profissional de Moimenta da Beira, no âmbito das comemorações da Semana Cultural, alguns utentes foram celebrar o Dia da Árvore.

Comemoração Dia do Pai

No passado dia 19 de Março, a Caritas da Paróquia de Queiriga festejou o dia do Pai, oferecendo uma lembrança aos utentes do Centro de Dia, do Serviço de Apoio Domiciliário e Lar de Idosos.

Actividade de Animação 11 de Dezembro

Com o objectivo de promover o diálogo e a expressão verbal dos idosos, e o contacto com diferentes formas de expressão plástica, o projecto ideia.pt promoveu uma actividade no passado dia 11 de Dezembro de exploração de imagens de livros.

As imagens dos livros seleccionadas estavam relacionadas com a fauna, visando desta forma promover a partilha por parte dos idosos, habituados a viver perto da terra e dos animais, de situações da sua vivência pessoal.

Actividade de Animação 25 de Novembro

Como o gosto pela música tem sido manifestado pelos idosos em diversas ocasiões o Projecto ideia.Pt/Programa PROGRIDE promoveu no dia 25 de Novembro uma actividade relacionada com a audição de uma selecção de música portuguesa.

Com o objectivo de trabalhar a memória e de promover um momento de partilha entre os vários participantes foi pedido aos idosos que tentassem reconhecer a música e caso fosse uma música deles conhecida que procurassem lembrar momentos da sua vida em que aquela música estivesse presente.

À medida que as músicas se foram ouvindo também foi pedido aos idosos que recordassem o nome do cantor.

Para facilitar esta tarefa era projectada com recurso a um projector a fotografia do cantor.

No dia 18 de Dezembro realizou-se na Cáritas da Paróquia de Queiriga, pelas 12 horas, o tradicional Almoço de Natal que contou com a presença dos elementos da Direcção, do Conselho Fiscal, do Director do Centro Distrital de Segurança Social de Viseu, do Presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva, o Presidente da Junta de Freguesia, o Presidente da Assembleia de Freguesia, o Comandante dos Bombeiros Voluntários, o Chefe dos Serviços de Finanças e os elementos do projecto Ideia.pt

Da ementa constou as batatas cozidas com bacalhau e couves e a canja de galinha, e de sobremesa foi servido o arroz-doce, rabanadas e o bolo-rei.

No final do almoço o Presidente da Direcção, o Sr. Padre Augusto Gomes e o Presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva proferiram algumas palavras de circunstância. O convívio terminou com a distribuição dos presentes pelos idosos.

No dia 5 de Dezembro, pelas 14 horas, a Caritas da Paróquia de Queiriga recebeu novamente a Associação Nacional de Aposentados Pensionistas e Reformados – MODERP.

O convívio teve início pelas 14h30m e a Associação convidada cantou músicas populares bem como músicas natalícias que cativaram todos os presentes – idosos, funcionários e elementos da Direcção.

Cerca das 16 horas houve um lanche convívio, que se prolongou ate às 17 horas.

Actividades de Animação no mês de Novembro

No dia 15 de Novembro, pelas 12 horas realizou-se o tradicional Magusto, na Cáritas da Paróquia de Queiriga – Casa de Santa Maria, que contou com a presença dos elementos da Direcção, do Conselho Fiscal, do Director do Centro Distrital de Segurança Social de Viseu, do Presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva, do Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Paiva, do Comandante e Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários, do Comandante da Guarda Nacional Republicana de Vila Nova de Paiva, do Director do Centro de Saúde, do Presidente da Junta de Freguesia, do Presidente da Assembleia de Freguesia e do Presidente da Associação “Os Queiriguenses”, de alguns elementos da equipa do projecto ideia.pt/PROGRIDE.

Da ementa constou a sardinha assada, entremeada e frango grelhado, o caldo verde, as castanhas e jeropiga e bolo da casa.

O Presidente da Cáritas da Paróquia de Queiriga - o Sr. Padre Augusto Gomes, o Director do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu – o Sr. Dr. Manuel João, o Presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva - o Sr. Manuel Custódio,  proferiram algumas palavras de circunstância, enaltecendo o trabalho desenvolvido pela instituição ao nível do Lar de Idosos, do Centro de Dia e do Serviço de Apoio Domiciliário.

No final decorreu em ambiente fraterno um convívio entre os utentes da instituição, familiares, convidados e pessoas da comunidade que quiseram participar neste convívio.

11 de Novembro de 2008

Recorrendo a Contos Tradicionais Portugueses o Projectoideia.pt/ Programa Progride pretendeu, nesta terceira actividade, trabalhar as memórias dos participantes na actividade. Quem se lembra de “D. Caio”, “O Príncipe com Orelhas de Burro” ou “A Adivinha do Rei”?

Nesta actividade os idosos puderam ouvir alguns contos tradicionais, mas a sua participação activa também foi valorizada, havendo espaço para que estes contassem contos e adivinhas que recordavam do seu tempo de meninos, para alguns tempo de escola, para outros tempo de tarefas agrícolas ou domésticas, onde o conto de tradição oral estava muito presente.

Actividades de animação no mês de Outubro

28 de Outubro de 2008

No dia 28 de Outubro o Projecto ideia.pt/ Programa PROGRIDE realizou a segunda actividade na Casa de Santa Maria. Esta actividade teve como principais objectivos proporcionar uma actividade lúdica, promover o contacto com material de pintura e observar a destreza manual dos idosos e consistia na pintura de pequenas telas com recurso a aguarelas.

No dia 19 de Outubro, a Casa de Santa Maria voltou a receber o Reverendíssimo Sr. Bispo, com a organização de um almoço, no qual estiveram presentes a Direcção da Instituição, elementos da Fábrica da Igreja e do Conselho Fiscal.

Da ementa constou Canja de Galinha, Pá de Porco Assada no forno com batatas e arroz branco, salada mista e, de sobremesa, Arroz doce e fruta variada.

No passado dia 16 de Outubro, pelas 15 horas, os utentes da Casa de Santa Maria receberam a visita do Reverendíssimo Senhor Bispo da Diocese de Viseu - Padre Ilídio Pinto Leandro - que esteve em visita pastoral à freguesia de Queiriga.

O Papa João Paulo II, na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Pastores Gregis sobre o Bispo, servidor do Evangelho Jesus Cristo para a esperança do mundo, no nº 46, dizia que a visita pastoral é “verdadeiro tempo de graça e momento especial, antes único, para o encontro e o diálogo do Bispo com os fiéis” e aconselha: “na sua visita pastoral à paróquia o Bispo [...] privilegie o encontro com as pessoas, a começar pelo pároco e demais sacerdotes”.

O Reverendíssimo Sr. Bispo, acompanhado pelo Sr. Padre Augusto Gomes, Pároco da freguesia e Presidente da Instituição, cumprimentou todos os idosos, funcionários e elementos da Direcção presentes, conheceu as instalações da instituição e quis saber os usos e costumes dos idosos e da freguesia.

A visita terminou com um lanche convívio.

O Projecto ideia.pt/ Programa PROGRIDE iniciou durante o mês de Outubro actividades de animação nos Lares de 3ª Idade do concelho de Vila Nova de Paiva. Estas actividades têm uma periodicidade quinzenal e com elas pretende-se essencialmente promover actividades lúdicas, proporcionando aos idosos momentos de prazer, tranquilidade e afecto.

No dia 14 de Outubro, pelas 14horas realizou-se a primeira actividade na Casa de Santa Maria. Nesta actividade procurou-se promover uma reflexão à volta da palavra, tendo sido pedido aos idosos que referissem as palavras que gostam mais (flores, rezar, cantar, televisão, saúde, paz…) e as palavras que gostam menos (trabalho, guerra, perder, …).

À medida que os idosos se iam manifestando, as palavras que diziam eram escritas e projectadas na parede. Pretendia-se assim promover o contacto com a palavra impressa e observar a relação dos idosos com a escrita e a leitura.

Recorrendo à projecção de texto e imagens, foi lido o poema “Palavra que voa” de João Pedro Messeder e Gémeo Luís, e contados os contos “O Nabo Gigante” de Alexis Tolstoi e Niamh Sharkey e “Tio Lobo” de Xosé Ballesteros e Roger Olmos.

A próxima actividade está agendada para o dia 28 de Outubro.

No dia 1 de Outubro, pelas 14 horas realizou-se um Convívio inter-institucional na Praia Fluvial de Fráguas, entre os utentes da Casa de Santa Maria, da Associação de Solidariedade do Alto Paiva e da Associação de Solidariedade e Cultural Cruz de Malta, de Vila Cova à Coelheira.

Os idosos cantaram, jogaram cartas, conversaram e cerca das 16 horas, teve lugar um lanche.

O regresso à instituição aconteceu por volta das 17 horas.

Actividades de animação no mês de Agosto

No dia 22 de Agosto, pelas 14 horas realizou-se um Convívio na Praia Fluvial da Azenha, nos Alhais entre alguns utentes da Casa de Santa Maria e da Associação de Solidariedade do Alto Paiva.

Os idosos conversaram, cantaram, jogaram cartas e cerca das 16 horas, teve lugar um lanche.

O regresso à instituição aconteceu por volta das 17 horas e os idosos estavam satisfeitos com esta actividade.

No dia 3 de Agosto, a Casa de Santa Maria desenvolveu uma actividade de animação sócio-cultural com a participação do Rancho Folclórico dos Alhais. Esta actividade teve lugar no átrio da instituição, com início pelas 16 horas e contou com a presença dos elementos da Direcção, dos utentes das várias respostas sociais (Lar, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário) e dos seus familiares bem como das pessoas da freguesia que quiseram assistir.

Depois da actuação do Rancho Folclórico dos Alhais realizou-se um Lanche convívio.

Actividades de animação no mês de Julho

No dia 17 de Julho, pelas 17 horas realizou-se, nas nossas instalações, um convívio intergeracional (idosos e crianças) com as crianças do ATL de Vila Nova de Paiva.

As crianças prepararam várias cantigas e histórias para animar os idosos.

No final, os idosos estavam muito satisfeitos com a presença das crianças e com toda a animação proporcionada.

No dia 3 de Julho, pelas 14horas, a Caritas da Paróquia de Queiriga recebeu a Associação Nacional de Aposentados Pensionistas e Reformados – MODERP.

O convívio teve início pelas 14h30m e a Associação convidada cantou músicas populares que encantaram todos os presentes – idosos, funcionários e elementos da Direcção.

Cerca das 16 horas houve um lanche convívio, que se prolongou ate às 17 horas. Na despedida, a Associação ainda cantou Viseu – Senhora da Beira.

Os idosos ficaram satisfeitos e contentes com esta actividade e com vontade de rever esta Associação brevemente. Ficou agendado novo convívio para Novembro.

Actividades de animação no mês de Junho

De forma a assinalar o final de mais um ano lectivo, a Casa de Santa Maria organizou um Lanche Convívio com as crianças do 1º Ciclo e do Pré-escolar da Escola de Queiriga, no dia 20 de Junho, pelas 14h30m.

As crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo prepararam canções, o teatro da Carochinha e frases/ditos populares para apresentarem aos idosos da instituição. Estes retribuíram com canções populares.

De seguida, teve lugar o lanche convívio que terminou, cerca das 16h30m, com a oferta de duas bolas de futebol.

17 de Junho, pelas 14h30m realizou-se, nas nossas instalações, mais um convívio interinstitucional (entre instituições do concelho), com a Associação de Solidariedade Social do Alto Paiva. Os idosos divertiram-se a jogar BOCCIA e depois fez-se um lanche convívio.

6 de Junho pelas 14h30m, decorreu nas nossas instalações uma Acção de Formação sobre Saúde Mental do Idoso e Actividade Física, promovida pelas enfermeiras estagiárias do Centro de Saúde de Vila Nova de Paiva, que contou com a participação de todas as funcionárias afectas às valências Lar e SAD.

Ø      Acção de Formação sobre Saúde Mental do Idoso e Actividade Física, no dia 6 de Junho pelas 14h30m;

Ø      Convívio com a Associação de Solidariedade Social do Alto Paiva, dia 17 de Junho, pelas 14h;

Ø      Lanche Convívio com as crianças do 1º Ciclo e do Pré-escolar da Escola de Queiriga, dia 20 de Junho, pelas 14h;

Ø      Convívio com a Associação de Solidariedade e Cultural Cruz de Malta, no dia 26 de Junho, as 14h30m, na Praia Fluvial de Segões;

Actividades de animação no mês de Maio

Dia 11 de Maio

No dia 11 de Maio a instituição assinalou a sua presença no encontro “Abraço Fraterno”, promovido pela Delegação do INATEL de Viseu em parceria com o ISS, I.P. - Centro Distrital de Viseu e Câmara Municipal de Resende.

O encontro decorreu em Resende, no Parque Fluvial Porto de Rei, junto ao Douro, com início as 14h30m, com actividades de animação cultural, com a participação de vários grupos de música popular portuguesa, poesia e cantares, seguido de lanche/convívio.

Dia 8 de Maio – Ilusionismo

Das 14h30m às 15h30m, a Educadora Social do Projecto ideia.pt esteve nas nossas instalações a desenvolver actividades de animação com os idosos - Ilusionismo. Foram vários os truques de magia apresentados e, logo a partir do primeiro truque de magia, cativou todos os idosos presentes. Terminou as actividades com a leitura de uma história sobre os avós.

Dia 6 de Maio – Convívio com a Associação de Solidariedade Social do Alto Paiva (ASSAP) e jogo de Boccia para a Idade Avançada

Dia 4 de Maio – Dia da Mãe

Para assinalar o Dia da Mãe, a instituição ofereceu uma lembrança – álbum de fotografias - às suas utentes.