Actividades dos utentes

Almoço de Natal de 2010

Cerca de uma centena de convidados e idosos do lar, centro de dia e Apoio Domiciliário da Caritas da Paroquia de Queiriga reuniram-se, no passado dia 16 de Dezembro, pelas 12 horas, para o tradicional Almoço de Natal com muita alegria e boa disposição.

O tradicional Almoço de Natal contou com a presença dos elementos da Direcção, do Governador Civil do distrito de Viseu, do Presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva, do Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Paiva, do Comandante e Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários, do Comandante Operacional da Protecção Civil do distrito de Viseu, do Director do Centro Distrital da Segurança Social e do Chefe do Serviço de Finanças de Vila Nova de Paiva.

As instituições locais também marcaram presença com um representante da Associação “Os Queiriguenses” assim como os colaboradores da Instituição, a Enfermeira Isabel e o Médico Assistente Dr. Armando Santos e sem esquecer os familiares dos utentes que também fizeram questão em estarem presentes neste dia.

Este ano contamos pela 1º vez com a presença das crianças do Jardim-de-infância e das crianças do 1º ciclo de Queiriga assim como as professoras e funcionarias.

Apesar do frio que se tem vindo a sentir, poucos quiseram deixar de fazer parte desta grande e animada festa do Almoço de Natal com uma ementa recheada que constou do tradicional bacalhau com couves, ovo e batatas cozidas, canja de galinha e de sobremesa rabanadas, bolo rei e o tão aguardado arroz doce à moda da Casa de Santa Maria, que fez a delicia dos presentes.

No final do Almoço o Presidente da Direcção – o Sr. Padre Augusto Gomes, o Governador Civil – o Dr. Miguel Ginestal e o Presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva – o Dr. José Morgado, proferiram algumas palavras de circunstância e com votos de Boas Festas.

O convívio terminou com a distribuição de presentes que os convidados fizeram questão em distribuir pelos idosos.

Magusto 2010

Como já vem sendo tradição no passado dia 13 de Novembro, foi realizado o tradicional Almoço do Magusto na Caritas da Paróquia de Queiriga.

O almoço contou com a presença de alguns elementos da Direcção, dos elementos do Conselho Fiscal, do Director do Centro Distrital da Segurança Social, do Vice-presidente Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, do Presidente da Assembleia Municipal da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, do Chefe do Serviço de Finanças de S. Pedro do Sul, do Comandante Operacional Distrital, do Presidente da Junta de Freguesia de Queiriga, do Comandante e Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários.

As instituições locais “Os Queiriguenses” e os “Badalões” estiveram também representados, assim como, as colaboradoras da instituição, a enfermeira Isabel o Prof. Coelho e o medico assistente Dr. Armando Santos. Alguns familiares dos utentes fizeram questão em estar presente.

Foi uma tarde bem passada, com muitas castanhas, jeropiga, bolo da casa, sardinha, entremeada frango assado, batata cozida, broa e no final da refeição o Presidente da Cáritas da Paróquia de Queiriga - o Sr. Padre Augusto Gomes, o Director do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu e o Presidente da Assembleia Municipal da Câmara de Vila Nova de Paiva,  proferiram algumas palavras de circunstância, enaltecendo o trabalho desenvolvido pela instituição ao nível do Lar de Idosos do Centro de Dia e do Serviço de Apoio Domiciliário. Com a finalização dos discursos, como é hábito na instituição.

Comemoração Dia da Mãe.

Para assinalar o Dia da Mãe 4 de Maio, a instituição ofereceu uma lembrança a todas as utentes.

No dia 7 de Abril os Utentes da Casa de Santa Maria foram convidados para assistirem a uma peça de marionetes “O trono saiu á rua” no Auditório Municipal de Carlos Paredes, a historia de dois comediantes que, nos finais do século XIX, tentam ganhar a vida usando a sua estreita relação com a nobre arte de representar, sem falar nas suas profundas afinidades com títeres, bonifrates e outros fantoches, para além da sua longa experiência como animadores de teatro de rua. Os idosos estiveram bastante receptivos, colaborantes e animados em todas as actividades, afirmando no final das actividades que gostaram muito desta visita.

Páscoa

No dia 4 de Abril, a Caritas da Paróquia de Queiriga recebeu a Visita Pascal à semelhança de anos anteriores. Como tradição da freguesia, preparou-se uma mesa com as iguarias próprias desta época festiva e todos os presentes (utentes, familiares, amigos, Direcção, funcionárias, e a comunidade em geral) beijaram a cruz e participaram desta celebração. Além disso os utentes tiveram direito a uma pequena recordação!

Comemoração Dia do Pai

No passado dia 19 de Março, a Caritas da Paróquia de Queiriga festejou o dia do Pai, oferecendo uma lembrança aos utentes do Centro de Dia, do Serviço de Apoio Domiciliário e Lar de Idosos

Carnaval

Durante a semana de 8 a 12 de Fevereiro os utentes estiveram empenhados a criar as suas máscaras de carnaval, para posteriormente serem expostas no átrio do lar.

Para assim serem vistas e apreciadas por todos aqueles que visitassem o lar.

Veja aqui as Fotos

Notícias anteriores